segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Otimizando cenas com Projection Mapping e Texture Baking

Esses 2 recursos são fantásticos para se otimizar cenas pesadas com modelos hipoly e displacement.
Nesses 2 materiais não é mostrado diretamente como otimizar um objeto 3D, isso vai ser assunto para um próximo post onde essa etapa vai ser necessária. Mas nos vídeos do Projection Mapping da para entender como o processo funciona, então muitos vão conseguir chegar sozinhos a um resultado de otimização de objetos 3d.
Esse tipo de técnica ajuda muito a diminuir tempos de render, independente se for uma maquete eletrônica ou um cenário de animação.

Projection Mapping:





Texture Baking:







Só para constar existem alguns plugins que servem para fazer um serviço de baking melhor que o nativo do 3ds max. Mas o quanto melhor é variável, depende de o quanto automático você precisa que esse trabalho seja, principalmente quando precisamos usar mapeamentos automáticos.
O Flatiron é um ótimo plugin para esse tipo de trabalho. http://www.texturebaking.com/

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