quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Introdução a Animação

Olá pessoal, passado o período de final de ano, onde o fórum praticamente ficou sem atualização, vamos começar esse ano novo com tudo, principalmente desejando a todos os leitores da 3D Vício um ótimo ano novo.

Muitas pessoas tem dificuldades para entender o processo de animação, os que trabalham com 3d confundem o processo de Rigging com a animação, achando que depois de ter o rig pronto é "só mexer o personagem". Bom digamos que o buraco seja mais em baixo. Animar pode ser comparado com desenhar, precisamos aprender os macetes e treinar muito.
Aqui vai as 2 dicas básicas sobre animação, o primeiro passo para quem quer aprender a animar, que são respectivamente o Bouncing Ball e o Walk Cycle.

Bouncing Ball




Walk Cycle




Para complementar os estudos de ciclos de animação aqui segue uma ótima referência com vários exemplos feitos pelo Preston Blair.
A dica final que eu deixo para aqueles que querem estudar animação é que comprem o livro "The Animator's Survival Kit" e tenham ele sempre ao lado. A versão nova agora esta em DVD.


Infelizmente esse livro ainda não foi traduzido para o português. A ABCA (Associação Brasileira de Cinema de Animação) esta tentando viabilizar a produção de uma versão em português, mas para isso precisam garantir que uma tiragem mínima seja pré-vendida antes de ele ser lançado (exigência da editora), para quem quiser ajudar ou saber mais informações basta acessar o site da ABCA.

Para aqueles que tiverem dificuldades pelo material estar em inglês, podem usar a ferramenta de tradução de sites do google http://www.google.com.br/language_tools?hl=pt-BR

0 comentários:

Postar um comentário