sábado, 24 de abril de 2010

Zbrush 4 com suporte a animação!

Eu sempre comentei... o dia que o zbrush exportar as zspheres como bones pra outros softwares ai sim...
No entanto a pixologic foi muito mais ambiciosa do que eu imaginei, eles estão adicionando recursos de animação dentro do proprio zbrush!
O negocio agora é esperar e ver o que mais vai vir junto na carona. Quem sabe logo, logo não aparece tb um renderizador real time baseado em GPU integrado ao zbrush!





domingo, 18 de abril de 2010

Sincronização de Arquivos

Olá pessoal, recentemente andei tendo alguns problemas com relação a esse assunto.
O primeiro problema foi que inocente-mente (para não dizer que foi estúpido) eu estava trabalhando no roteiro e story board do meu curta, e vários arquivos originais estavam salvos apenas em meu pen drive... resultado, deu problema no meu pen drive e vários arquivos foram corrompidos, agora adivinhem quais desses arquivos se perderam?
Exato, justamente os que eu não tinha backup. Nesse quesito eu sou um tanto desligado e as vz esqueço de fazer backup, então fui atraz de algo que resolvesse esse problema para mim.
Paralelo a isso eu tenho outra necessidade, eu trabalho com 3d em meu pc e no notebook ao mesmo tempo, enquanto eu faço uma simulação em uma das máquinas (por ex.) em outra estou adiantando uma animação. Mas para trabalhar em 2 máquinas e sem usar um servidor de arquivos, temos a necessidade de que tudo que existe em uma máquina exista na outra tb, principalmente quando se for renderizar em rede.

Então encontrei um programinha simples pra caramba, o freefilesync, e o melhor de tudo é grátis.
Esse programa faz sincronização de arquivos, ele compara arquivos em pastas selecionadas e copia de um lado para o outro o que for preciso e de maneira automática. Ele faz isso de 2 maneiras, ou analizando a similaridade de arquivos ou por data e hora de criação (essa opção é mais funcional depois de já ter sido feita uma sincronia inicial).


Outra grande vantagem desse programa é que ele esta totalmente em português. Outra ferramenta legal é o sincronismo em tempo real, depois de fazer a primeira sincronização é só ligar o RealtimeSync, indicar as pastas e pronto, o programa automaticamente atualiza os 2 lados.

Bom essa é a minha dica de hoje.


*A propósito, depois de muito sofrimento eu consegui recuperar 90% dos meus arquivos corrompidos, graças e esse outro incrível programa Data Doctor Recovery Pen Drive da Recoverdata, mas infelizmente esse não é de graça, e você só consegue salvar os arquivos registrando o programa (serial) que custa R$ 83,00 e pode ser comprado nesse link ou ...

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Site da Erco. Modelos de luminárias e suas IES.

Olá pessoal, essa é minha primeira postagem no blog.

Uma dica é o site da Erco Light Scout, uma empresa especializada na produção de hardware e software de egenharia para iluminação arquitetonica.

E o que tem de tão especial nesse site?

Na seção de produtos, existem vários tipos de luminárias para download e suas respectivas IES além de um pdf explicativo.



Segue um mini tuto, de como achar os arquivos, porque é meio complicadinho.

LINK DA PÁGINA DE PRODUTOS.

Primeiro escolha o tipo de luminária.. (externa ou interna)...

Depois escolha o modelo da luminária, por exemplo os spots Logitec...

Entre na seção Product Overview e escolha o modelo da logotec, por exemplo o primeiro, (72402.000).

Pronto agora é só escolher o tipo de arquivo. Os disponíveis dependem de produto para produto, mas a maioria dispõe de (.IES, .DXF, .3DS e .MAX).

Além desses arquivos, na seção de downloads o site dispõe de todas as especificações das luminárias, alguns videos tutoriais de iluminação de interiores, catalogos e uma infinidade de coisas úteis, recomendo dar uma boa olhada no site...

Bom é isso ae pessoal... Espero ter contríbuido com essa primeira postagem...

Até +... Vinicius Neves

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Autodesk Maya 2011

A Autodesk está lançando a nova versão de seus softwares, consequentemente também está chegando a versão 2011 do Maya. Muitos consideram este, um dos lançamentos mais significativos dos últimos anos, já que a nova versão do programa vem com muitas mudanças e melhorias. Além de finalmente termos a interface do programa atualizada, outras implementações muito úteis e interessantes irão agradar os usuários.

Confira abaixo alguns videos da Autodesk que explicam alguns desses features: